Segundo o Jornal Primeira Página e o Instituto Vópe, largam na frente e publicam nesta segunda-feira, dia 14 de outubro, a primeira pesquisa de intenção de voto do inédito segundo turno em Palmas.
A capital do Tocantins acabou postergando a escolha do próximo chefe do Executivo municipal, na primeira eleição da sua história em que a possibilidade de segundo turno se viabilizou.
A candidata do PL, Professora Janad Valcari surge agora na disputa do segundo turno com 46%, contra 41% de Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Uma diferença entre ambos de 5 pontos percentuais, mostrando que a campanha, de curta duração, está sendo intensa e muito acirrada.
A margem de erro do levantamento é de 3,5% para mais ou para menos. Os eleitores indecisos somam 9% e branco ou nulo representam 4%.
A data da votação do segundo turno está marcada para o próximo dia 27 de outubro, quando os mais de 200 mil eleitores de Palmas voltam as urnas novamente.
A pesquisa atual foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO sob o número TO-01003/2024, tendo margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
A coleta em campo aconteceu entre os dias 10 a 12 de outubro de 2024, com a aplicação de 800 questionários em Palmas, em cinco setores que formam conglomerados com os bairros da capital.
Eduardo Siqueira tem rejeição de 35%
Segundo oJornal Primeira Página e o Instituto Vópe – Voz e Pesquisa Tocantins divulgam também os resultados sobre a rejeição dos dois candidatos à Prefeitura de Palmas que estão no páreo do segundo turno.
Eduardo Siqueira Campos (Podemos) é o mais rejeitado pelo eleitorado da capital, com 35% afirmando que não votariam nele de forma alguma.
A canditada Janad Valcari (PL) foi indicada por 29%, enquanto 27% afirmaram que não rejeitam nenhum dos dois nomes, 5% optaram por branco ou nulo, e 4% não responderam.
A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO sob o número TO-01003/2024, sendo realizada entre os dias 10 a 12 de outubro de 2024.
Foram aplicados 800 questionários com os eleitores em Palmas, em cinco setores que formam conglomerados com os bairros da capital. A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de confiança é de 95%.
Votação do candidato Júnior Geo levou eleição para o 2º turno
Janad Valcari (PL), liderou todas as pesquisas publicadas em Palmas antes do primeiro turno das eleições no dia 06 de outubro, incluindo até mesmo os levantamentos que já vinham avaliando a sucessão municipal desde o ano passado, e foi a mais votada alcançando 39,22%, segundo o resultado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O segundo lugar ficou com Eduardo Siqueira Campos (Podemos), que obteve 32,42%, lembrando que ele também sempre esteve na posição de segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto na capital, o que está de acordo com o resultado das urnas.
A votação que surpreendeu os institutos de pesquisa, contudo, e foi decisiva para levar a eleição para o segundo turno, foi a do candidato que sempre ocupou a terceira colocação nas pesquisas, o deputado estadual Junior Geo (PSDB), que apesar de terminar mesmo na terceira posição, obteve um percentual de 27,99%, bem maior do que todos os levantamentos, que mostravam ele abaixo da casa dos 20%.
Com isso, Junior Geo acabou sendo o fiel da balança para a eleição ter segundo turno, não se concretizando a previsão de vitória de Janad Valcari já no primeiro turno, como apontavam os resultados da maioria das pesquisas publicadas na semana que antecedeu a eleição. A candidata do PSOL, Lúcia Viana, obteve apenas 0,37%.
Além de pesquisa eleitoral ser um retrato do momento em que são feitas as entrevistas em campo, diversos eventos de última hora podem influenciar o resultado de uma eleição. Muitos fatores podem levar o eleitor a mudar de ideia até o instante da votação na urna, como denúncias, debates, postagens em redes sociais, fatos novos, etc.
Um desses eventos, por exemplo, também é o número de eleitores que não comparecem para votar. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as abstenções na eleição do dia 06 foram de 20,15%.
Metodologia da Pesquisa
Pesquisa de intenção de voto em Palmas, capital do Tocantins, realizada pelo Jornal Primeira Página e o Instituto Voz e Pesquisa Tocantins, o Vópe. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO é TO-01003/2024.
Levantamento quantitativo, na modalidade estimulada, com a cidade sendo dividida em cinco setores, formando conglomerados com os bairros de Palmas. As entrevistas ocorreram entre os dias 10 a 12 de outubro de 2024.
Pesquisa com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. O estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892 da 2º Região.
O levantamento foi realizado através de entrevista direta com base em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, tendo por base a Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), tendo por objetivo o dimensionamento máximo da amostra, para a redução de erros e a consequente obtenção de uma amostra significativa em relação a população componente do universo pesquisado.
Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do mês de agosto de 2024, do TRE/TO, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis, além do critério geográfico: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e renda familiar da população (sendo a renda familiar retirada do Censo 2010 do IBGE).