Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governador Laurez Moreira envia PCCR da Educação à Assembleia e cobra agilidade na aprovação

No Dia do Professor, o governador do Tocantins, Laurez Moreira, anunciou o encaminhamento do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação para a Assembleia Legislativa do Estado (Aleto). O evento ocorreu nesta quarta-feira, 15 de outubro, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, reunindo centenas de profissionais da rede estadual de ensino. Durante a cerimônia, foi assinado o termo oficial de encaminhamento do projeto.

Laurez Moreira destacou a importância da iniciativa como um marco na valorização dos educadores. “Parabenizo os professores pelo seu dia, que deve ser celebrado valorizando a categoria. Estamos enviando este projeto tão importante para a Assembleia e solicitamos celeridade para a aprovação. Realizamos todos os estudos necessários e, com a redução dos gastos que estamos promovendo, constatamos que teremos condições para que o novo PCCR já tenha efeitos financeiros a partir do mês de dezembro, permitindo que os professores comecem a receber. Investir em educação é fundamental e uma das prioridades do nosso governo”, enfatizou o governador.

O secretário de Estado da Educação, Hércules Jackson Moreira Santos, reforçou o esforço coletivo por trás da conquista. “Este momento é resultado de muito esforço e dedicação. Vamos trabalhar para que possamos ter a educação como propósito, enfrentar as questões que eventualmente possam aparecer e que possamos avançar muito mais. Parabéns a todos os profissionais por esta conquista”, declarou.

Presente no evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, comprometeu-se com a agilidade na tramitação. “Assim que essa matéria chegar à Assembleia, daremos celeridade nesse processo para que os educadores realmente possam usufruir deste momento”, garantiu.

A solenidade também contou com a presença de deputados estaduais, secretários de Estado e outras autoridades, reforçando o apoio institucional à valorização da educação no Tocantins.

Avanços do Novo PCCR da Educação no Tocantins

O novo PCCR para os profissionais da educação traz inovações que promovem maior transparência e progressão na carreira. A estrutura inclui uma tabela salarial unificada, organizada por titulação do professor, com 11 referências horizontais. Essa organização facilita a identificação da posição de cada servidor, garantindo uma evolução mais clara e justa.

Todos os professores efetivos da rede estadual serão beneficiados com reajustes salariais. Atualmente, o quadro da educação no Tocantins conta com 8.285 concursados, incluindo 3.685 em estágio probatório e 4.600 estabilizados, além de 6.533 servidores inativos aposentados por paridade. Essas mudanças visam impulsionar a motivação e a qualidade do ensino público.

José Roque Rodrigues Santiago, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet), celebrou a vitória após anos de luta. “Hoje [quarta-feira, 15] é um dia de vitória para a nossa categoria. Há 11 anos, lutamos por essa reformulação. Agora, precisamos continuar para conseguirmos melhorias dentro do projeto para a categoria sentir os efeitos que são fundamentais ao crescimento da educação, visando dias melhores aos trabalhadores e também aos nossos alunos”, afirmou.

A professora Marília Mascarenhas, da rede estadual e prestes a se aposentar após 32 anos de dedicação, expressou emoção com a novidade. “É um ganho para a educação, para os professores que tanto lutam no seu dia a dia, que sofrem a responsabilidade de fazer com que as pessoas tenham um futuro melhor. É uma valorização que é necessária para todos nós. Estou muito feliz”, destacou.

Essa iniciativa reforça o compromisso do governo do Tocantins com a educação, prometendo impactos positivos na carreira docente e no futuro da sociedade.

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Twitter
Email
Print
VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *