Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tocantins empossa novos membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Posse do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede) define diretrizes para o biênio 2025/2027 no Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), promoveu na quarta-feira, 17, a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede) para o período de 2025 a 2027. A cerimônia ocorreu de forma híbrida, presencial e on-line, na sede da Seciju, em Palmas.

Reforço à inclusão e controle social

Vinculado à Seciju, o Coede atua na formulação, coordenação e fiscalização da política estadual de inclusão das pessoas com deficiência. O colegiado é composto por 12 conselheiros titulares e 12 suplentes, representando entidades da sociedade civil e órgãos públicos estaduais. A composição foi formalizada por edital publicado no Diário Oficial do Estado nº 6.869, em agosto de 2025.

Durante a cerimônia, o superintendente de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, Jessé Nascimento, empossou os conselheiros e destacou o papel estratégico do conselho:

“São os conselhos de direitos que ajudam o Estado a elaborar, implementar e efetivar as políticas públicas. São os conselheiros que representam entidades e órgãos e entendem a real necessidade da sociedade civil”.

Atribuições prioritárias
Entre as competências do Coede destacam-se:

  • Acompanhamento da execução de programas inclusivos;
  • Proposição de melhorias na legislação estadual;
  • Emissão de pareceres sobre projetos e ações governamentais.
    A meta é fortalecer o controle social e ampliar o acesso a direitos, serviços e oportunidades para a população com deficiência.

Compromisso com a governança inclusiva

O presidente eleito, Antonio Castro, reforçou a agenda participativa da gestão:

“Minha motivação ao assumir a presidência do Coede é fortalecer o Conselho como um espaço ético, participativo, plural e acessível, com escuta qualificada e diálogo permanente. Com responsabilidade e compromisso com a inclusão, atuaremos de forma transparente e colaborativa para avançar na garantia de direitos e respeito à dignidade humana”.

Diretoria eleita
A nova gestão conta com:

  • Presidente: Antonio Castro;
  • Vice-presidente: Nadia Flausino (Secretaria da Educação – Seduc);
  • 1ª Secretária: Thais Farias (Secretaria da Saúde – SES).

O Coede inicia o biênio com o desafio de consolidar políticas públicas transformadoras, alinhadas às demandas históricas da comunidade com deficiência no Tocantins.

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Twitter
Email
Print
VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *