Prefeitura de Palmas intensifica campanha contra o trabalho infantil em pontos turísticos da cidade
Programa municipal mobiliza população com ações educativas em praias e áreas comerciais para proteger direitos das crianças
A Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), realizou mais uma ação de conscientização contra a exploração de crianças e adolescentes. Neste domingo (14), a equipe percorreu a Praia das Arnos, em Palmas, com atividades lúdicas e informativas, contando ainda com a participação do palhaço Batatinha Frita para engajar o público.
A iniciativa faz parte da campanha “Criança Segura e Feliz – Uma Responsabilidade de Todos”, que visa conscientizar a sociedade sobre os danos do trabalho infantil e a importância da educação para o desenvolvimento infantil. Até outubro, estão previstas 21 abordagens em locais de grande circulação, como feiras, praças e avenidas comerciais.
Sônia Maria Lopes, gerente do Aepeti, reforça a missão: “Nosso objetivo é sensibilizar a população de forma educativa sobre os riscos da exploração infantil, que muitas vezes priva as crianças de direitos fundamentais, como o acesso à escola.”
A ação foi elogiada por moradores, como a chef de cozinha Erlanja Fernandes, que destacou a importância da mobilização: “Essas intervenções são essenciais para mudar realidades e promover um futuro melhor para nossas crianças de forma leve e envolvendo a comunidade.”
Como denunciar casos de trabalho infantil?
Se testemunhar situações de exploração de crianças ou adolescentes, disque 100 ou entre em contato com os órgãos responsáveis:
- Delegacia Regional do Trabalho
- Conselho Tutelar
- Ministério Público do Trabalho
Contatos em Palmas:
- Região Norte: (63) 3212-7148
- Região Central: (63) 3212-7149
- Região Sul 1: (63) 3212-7146
- Região Sul 2: (63) 3212-7147